Proposta dos Encontros

Pedagogia do Amor

Vivendo valores para um mundo de paz.

Trabalhando com jogos cooperativos, valores, histórias, brinquedos e brincadeiras de infância, vivências, danças circulares ( rodas e cirandas)

A atual conjuntura apresenta muitos desafios, entre eles o de re-configurar a educação e a ciência, propiciando novas concepções de conhecimento que vão muito além dos conteúdos escolares e possibilitando o entendimento do ser humano nas suas várias dimensões. É nesse contexto que esta oficina ousa despertar uma forma de traduzir a afetividade no momento de ensinar em possibilidades reais e científicas.

Assim, o grande desafio é traduzir a crença de que educar é uma tarefa apaixonante e de que cada mestre tem o compromisso de estender essa concepção de educar para uma pedagogia mais ampla, preocupada com as questões cognitivas, mas concentrada na afetividade, no amor. Dalal El Achkar

I – Objetivos

  • Vivenciar experiências didáticas com jogos cooperativos, valores, histórias, para adequá-las ao cotidiano pedagógico.
  • Vivenciar através dos sons, da respiração consciente, e das danças de roda o auto-conhecimento, contribuindo para a  (trans)formação de indivíduos mais solidários e afetivos.
  • Contribuir na (trans)formação do indivíduo, oportunizando-lhe participação em atividades pautadas em um modelo de pedagogia fundamentado no Amor.
  • Formação de agentes multiplicadores

II – Público-Alvo

Professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental – séries inicias, que entendem a vida como um grande aprendizado e o amor como a melhor das pedagogias.

III – Carga Horária  * Podemos  combinar a carga horária

 40 horas – 5 sábados  (8 Horas) ou

10 dias (4 horas)

IV – Focalizadora – Dalal El Achkar

  • Trabalha como Educadora desde os 19 anos de idade;
  • Graduada em Bióloga pela UFSC/SC;
  • Especialista em Jogos Cooperativos pela UNIMONTE/SP, com o tema de Monografia: Pedagogia do Amor e os Jogos Cooperativos: uma forma de exercício da Pedagogia do Amor.
  • Mestre pela Universidade Federal de Santa Catarina. A dissertação teve como tema: Pedagogia da Afetividade: Uma construção Teórico Prática de Processos Educativos baseados no afeto.
  • Fundadora da OSCIP Coopera Brasil – Jogos Cooperativos de Tabuleiro.
  • Professora do Curso de Pós-Graduação e Especialização em Psicopedagogia Escolar e Clínica –ISEPG/Univille , com a disciplina Ludopsicopedagogia – Bento Gonçalves/RS.
  • Professora do Curso de Especialização em Educação e infância- ISEPG-FEJ, com a disciplina Arte e Educação para crianças – Nova Prata/RS
  • Professora do Curso da Uniexperiência, “melhor idade”, Unisul/SC;
  • Cursos sobre Valores pela Brahma Kumaris/SC;
  • Participação em diversos cursos de Danças Circulares;
  • Professora e Consultora Educacional realizando palestras, seminários, workshops, oficinas e cursos em ONG´s, Escolas e Empresas na construção da Pedagogia do Amor e temas ligados a esta área.

V – Programa Básico

  • Dinâmica: Conhecendo uns aos outros;
  • Danças circulares e sons: possibilidades do desenvolvimento da percepção e do movimento;
  • Conhecendo a Pedagogia do Amor: As diversas possibilidades através dos jogos cooperativos, valores, histórias, resgate dos brinquedos e brincadeiras de infância, vivências, danças circulares
  • Valores Universais;
  • Técnicas de relaxamento e concentração: valorizando a calma e o equilíbrio;
  • Encerramento: Festa de Confraternização.

VI – Programação Específica5 módulos *

 Módulo 1 – Pedagogia do Amor
  • Apresentação
  • Dinâmica: Conhecendo uns aos outros
  • Conhecendo a Pedagogia do Amor – Exposição participada.
  • A educação numa relação entre o intelecto e o amor.
  • Escola tradicional x Escola do futuro
  • Escolas onde a aprendizagem é conduzida por meio do amor.
  • Perfil do professor para desenvolver a pedagogia do amor.
  • Dinâmica: dança circular
  Módulo 2 – Jogos cooperativos
  • Dinâmica de abertura
  • História dos jogos cooperativos – exposição participada
  • Adequando os jogos e vivências a criança da educação infantil e ensino fundamental
  • Encerramento: Abraço Coletivo

Módulo 3 – Danças circulares  adaptadas e sons: percepção e movimento

  • Dinâmica: dançando com o outro
  • As danças de roda e ciranda
  • As danças como manifestação da cultura
  • Dinâmica: danças circulares adaptadas
  • A dança como instrumento de expressão corporal
  • Vencendo barreiras: timidez, correção de postura,
  • Cooperação
  • Os sons: aprendendo a ouvir a natureza e o outro
  • Encerramento: Ouvindo vários sons
 Módulo 4 – Valores Universais – (vacina da felicidade) e Histórias: desenvolvendo a imaginação e a criatividade
  • Abertura: Valores universais: re-descobrindo através das Histórias infantis
  • Dinâmica: dramatização de histórias infantis
  • Uso de histórias na escola
  • Dinâmica: Todos criando a história
 Módulo 5 – Vivências: a possibilidade de experimentar a Pedagogia do Amor
  • Abertura: respiração ao ar livre ( se possível)
  • Importância da consciência da respiração para uma vida melhor – Exposição participada
  • Despertando com Alegria
  • Atividade: experimente alongar – Acordando o corpo.
  • Técnicas de relaxamento para crianças (relaxamento da criança interior).
  • Na escola: a hora do descanso, ambiente agradável e calmo.
  • Valorizando a calma e o equilíbrio.
  • Encerramento: Festa de confraternização.

VII – Metodologia

Aula expositivo-dialogada, atividades em grupo, debates abertos sobre textos, criação de Ciranda de Livros e reflexão sobre atitudes cooperativas e sobre a atuação consigo, com o outro e com o ambiente.

VII – Recursos

Flip chart, textos impressos, livros, aparelho de som,  local amplo para as dinâmicas. (data-show, tv e vídeo, retroprojetor.

VIII – Número de Participantes

O ideal é trabalhar com grupos 25 pessoas.

IX – Investimento*

* Sugestão : adaptável de acordo com  os objetivos do grupo

 “É no exercício do amor que criaremos um mundo mais cooperativo, mais solidário, mais humano. Precisamos nos libertar de uma cegueira natural, a de não percebermos que só temos o mundo que criamos com os outros, e que só o amor nos permite criar um mundo em comum.” Maturana (2001)

Entre em contato e vamos levar ainda mais amor a pedagogia!

Devemos aprender e nos desafiar a viver em PAZ! Conheça a Proposta

Gratidão

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